Família na Escola

Família na Escola

Sabe-se que para o pleno desenvolvimento infantil é imprescindível que haja a parceria entre escola x família. Sendo assim buscamos fortalecer a relação entre os responsáveis e educadores; para que ambos reconheçam a escola como um lugar de transformação social.

Dentro dos projetos, desenvolvemos um trabalho de aproximação com a realização de algumas propostas onde há participação das famílias no ambiente escolar. Estas contribuições ocorrem por meio de envio de fotos para alguma atividade específica, relatos feitos pelas famílias através de desenhos e escritas, presença em reuniões e exposições. Nestes encontros temos a oportunidade de conhecer melhor as famílias assistidas, apropriando-nos de suas bagagens, cultura e costumes.

Através da escuta qualificada buscamos um constante diálogo com as famílias, identificando suas dificuldades pessoais. Com base nesses relatos trabalhamos com elas na tentativa de ajuda-las a superarem essas dificuldades.

Além das reuniões semestrais que já estão no nosso calendário escolar, realizamos ao longo do ano diversos encontros com as famílias das crianças que são atendidas na unidade; tais como: Exposição de artes ao final de cada semestre.

Realizamos também quando necessários atendimentos individualizados onde chamamos os responsáveis para conversarmos sobre assuntos relacionados à sua criança ou mesmo quando a própria família busca pela equipe, a fim de, receber orientações sobre o desenvolvimento de seu filho.

Todas estas intervenções auxiliam na construção de um vinculo forte, transformando esta relação em parceria para o trabalho desenvolvido na escola contribuindo para o desenvolvimento integral das crianças.

"Se mudarmos o começo da história, mudamos a história toda."

~ Raffi Cavoukian

Galeria de fotos