Práticas Pedagógicas

Práticas Pedagógicas

As práticas pedagógicas da Casa da Criança Meimei mostram exatamente o seu propósito educativo sendo ele: experimentar, viver e explorar diferentes linguagens, ou seja,  as atividades são planejadas com significado, nas quais as crianças possam experimentar possibilidades e ser protagonistas da ação educativa, destacando a importância da infância quando elegemos os eixos interação e brincadeira para nortear o nosso trabalho.  

O nosso currículo contempla os direitos de aprendizagem e desenvolvimento previstos na BNCC sendo eles: Conviver, Brincar, Participar, Explorar ,Expressar e Conhecer-se.

A intencionalidade educativa esta presente em todos os momentos da nossa rotina, que incluem:

  • Acolhimento e despedida
  • Rotinas de cuidados
  • Atividades de livre escolha
  • Experiências propostas pelos professores
  • Momentos de grande grupo
  • Momentos de pequeno grupo
  • Momentos de área externa
  • Momentos de conversa
  • Hora da história
  • Festividades e encontros com as famílias

A definição de intencionalidade na BNCC é: “organização e proposição, pelo educador, de experiências que permitam às crianças conhecer a si e ao outro e de conhecer e compreender as relações com a natureza, com a cultura e com a produção científica, que se traduzem nas práticas de cuidados pessoais (alimentar-se, vestir-se, higienizar-se), nas brincadeiras, nas experimentações com materiais variados, na aproximação com a literatura e no encontro com as pessoas”.

 

"Não nos esqueçamos de que a floresta se levantou de sementes quase invisíveis, de que o rio se forma das fontes pequeninas e de que a luz do Céu, em nós mesmos, começa de pequeninos raios de amor a se nos irradiarem do coração."

~ Meimei

Galeria de fotos