Família na Escola

Projetos desenvolvidos com parceiros

Projeto Bem Viver

Buscamos através desse projeto contribuir com a promoção da saúde e o pleno desenvolvimento da criança e o fortalecimento do núcleo familiar.

Para tanto, firmamos uma parceria com a Doutora Marlene Pitarelo, médica homeopata, que atende gratuitamente as nossas crianças e suas famílias, oferecendo um tratamento humanizado e contínuo a elas. Considerada um tipo de medicina preventiva, a homeopatia tem por objetivo sanar problemas físicos e psicológicos; sem a necessidade de utilizar medicamentos químicos que possam provocar efeitos colaterais.

A assistente social é a responsável pela identificação das famílias que necessitam do acompanhamento médico, bem como a distribuição dos medicamentos prescritos, uma vez que, atendemos famílias que encontram se em vulnerabilidade social e econômica e não possuem condições financeiras para arcar com os custos dos medicamentos. A família é acompanhada pela médica e só receberá alta quando a profissional achar conveniente.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde não apenas como a ausência de doença, mas como a situação de perfeito bem-estar físico, mental e social.  Sendo assim, esperamos com este trabalho que nossos alunos sejam crianças saudáveis em sua integralidade.

Projeto Cuidando dos Cuidadores

O Projeto Cuidando dos Cuidadores teve início em 2018 quando percebemos a necessidade de olhar para os nossos cuidadores, uma vez que, estando bem implicará diretamente na qualidade de seu trabalho. Este olhar antecede o ato de cuidar do outro.

Essa concepção implica em uma ação preventiva, ou seja, sentindo- se valorizados e cuidados possam cuidar melhor do outro, tendo um espaço reservado que visa o cuidado da saúde mental desses profissionais.

O projeto tem como objetivo principal promover atividades diferenciadas que auxiliem os profissionais da equipe a ter um momento para cuidar da sua saúde, dentro do seu ambiente de trabalho.

Em 2018 iniciamos este trabalho com a Biodança, cujo objetivo é através da dança e da música, buscar o equilíbrio do estado psíquico e físico de seus praticantes. Com o estresse cada vez mais presente na vida das pessoas, existe muita instabilidade entre corpo e mente, causando desequilíbrios em comportamentos, que podem ser reequilibrados pela prática desta atividade.

O aspecto lúdico da Biodança resgata a criança que existe dentro de cada um de nós, o que possibilita que cada pessoa enfrente seus próprios fantasmas.

Essa intervenção possibilitou a descarga da tensão por parte da equipe, concluímos isto ouvindo a fala delas, relatando que depois da atividade estavam mais leves e menos tensas, pois conseguiram expressar não só da forma verbal os seus sentimentos e trocaram experiências, conseguiram se ver no outro e se identificar.

Neste ano de 2019 oferecemos a elas outra forma de cuidado, através da acupuntura, este é um tipo de intervenção milenar que ainda não é muito bem compreendida em países do ocidente, principalmente por conta da enorme diferença cultural que existe em relação a alguns países do oriente, como China, Coréia e Japão, precursores dela. Ela pode ser resumida como uma terapia que se utiliza de agulhas, para estimular pontos específicos com o objetivo de equilibrar a energia da pessoa e sua interação com o meio ambiente.

Estes momentos estão sendo muito ricos e cada vez mais nos convencemos que há indícios suficientes para se pensar que o cuidado ao cuidador é algo que deve ser instituído sempre que possível.

Oferecemos também um trabalho com a meditação visando alcançar um estado de clareza mental e emocional.

A meditação é uma prática individual, em que você descobre qual a sua maneira ideal para entrar em estado meditativo. É possível praticar em grupos.

Essa prática ajuda as pessoas em seu autodesenvolvimento. Meditar é estar presente no momento atual. É comum ficarmos com os pensamentos sempre a frente das situações, pensando sobre o amanhã ou remoendo algum acontecido e estar presente é perceber e aproveitar tudo que está acontecendo exatamente agora, neste momento.

Esta prática com os profissionais contribui para a melhoria da saúde em vários aspectos como: Diminuição do stress, ajuda em atividades multitarefas, melhora a função imunológica, reduz a probabilidade de sintomas relacionados á depressão, ajuda na qualidade do sono, melhora a cognição, promove o bem estar psicológico, promove emoções positivas entre outros.

<