Proposta Pedagógica

Proposta

A proposta pedagógica da Casa da Criança Meimei situa-se em um entrelaçamento de concepções teóricas na área da educação humanista.

Nos baseamos também na abordagem de Emmi Pikler, pediatra e pesquisadora austro-húngara que viveu entre 1902 e 1964 e que dedicou a vida ao trabalho com bebês e crianças pequenas.

A abordagem envolve uma forma diferente de educar e de cuidar dos bebês. Sabemos que os primeiros anos são estruturais para o desenvolvimento do ser humano e que a pedagogia específica desta faixa etária é necessária. O vínculo afetivo tem um papel primordial na constituição do sujeito, sendo este um dos princípios que norteiam a prática desta abordagem.  “Devemos ser conscientes da importância que reveste a educação do bebê e da criança pequena, da influência que esta educação terá sobre toda a sua vida” Emmi Pikler.

Buscamos promover ações que combatam a exclusão. Procurando também proporcionar interações entre os grupos atendidos, garantindo a inclusão de todas as crianças, baseado nos valores essenciais para a construção de uma sociedade mais humana, ativa, participativa que saiba cooperar com os outros.

Atendemos em nossa unidade crianças deficientes. Cuidamos para que essas crianças sejam atendidas por uma professora com especialização em educação especial e inclusiva, o que favorece todos os aspectos que envolvam as crianças, tanto físicos quanto sociais e emocionais.

A acessibilidade também é privilegiada na creche, investimos em nossa estrutura física de forma a atender as limitações motoras das crianças, adequamos alguns mobiliários para melhor atender suas especificidades e instalamos uma plataforma de elevação entre pisos, para ajudar na acessibilidade.

Acreditamos que a escola deve ser um ambiente que promova a troca de experiências e o respeito mútuo, tornando esses aspectos uma prática de convivência. Trabalhamos de forma a privilegiar essas relações, a permitir que as crianças construam de forma autônoma suas relações interpessoais.

Apesar de realizarem atividades diferenciadas, professores, gestores e os diversos profissionais da escola, todos trabalham tendo um objetivo comum: oferecer para as crianças e para as famílias uma escola de qualidade.

 

"Como é diferente a imagem do mundo que uma criança recebe quando mãos silenciosas, pacientes, cuidadosas e ainda seguras e resolutas cuidam dela; e como parece ser diferente o mundo quando essas mãos são impacientes, rudes, apressadas, inquietas e nervosas."

~ Emmi Pikler