Projeto: Um olhar para a Primeira Infância
O presente projeto apresenta uma proposta enriquecedora, planejada e interdisciplinar que deverá ser executada no decorrer de dez meses, buscando a integração da Escola, Família e Comunidade.
O objetivo estratégico deste projeto é assegurar que a primeira infância seja reconhecida pela comunidade como período de extrema relevância para o desenvolvimento humano. Incentivando acerca da importância do desenvolvimento da primeira infância, trazendo a temática para a centralidade dos debates e das ações promovidas por este projeto.
Sabemos que uma primeira infância com cuidados, amor, estímulo e interação abre caminhos para que a criança aproveite todo seu potencial. Cresce um adulto mais saudável e equilibrado. E floresce uma sociedade com os mesmos valores.
Toda criança merece crescer e se desenvolver cercada de apoio e orientação, num ambiente que potencialize suas qualidades e proporcione um futuro promissor pleno em oportunidades.
Este projeto foi idealizado para qualificar o atendimento e o cuidado às crianças de zero a 6 anos, favorecendo seu desenvolvimento integral e integrado.
Existe o pleno reconhecimento de que cuidar e favorecer o desenvolvimento saudável da criança nesse período promoverá a organização de alicerces que favorecerão o indivíduo, no futuro, a lidar com as complexas situações que a vida venha a lhe apresentar.
Entendemos como desenvolvimento integral à observação do desenvolvimento da criança de modo mais amplo, englobando aspectos físicos, cognitivos e psicossociais. Já o desenvolvimento integrado, por sua vez, traz a perspectiva da intersetorialidade, ou seja, de um atendimento que associe os serviços de educação, saúde, e outros atores sociais relevantes na atenção à criança.
O trabalho intersetorial e multidisciplinar é condição básica para atender à criança de forma integral.
A estruturação deste projeto está baseada em quatro eixos estratégicos, sendo eles desenvolvidos em atividades específicas. São eles:
- Desenvolvimento infantil;
- Saúde, alimentação e nutrição;
- Prevenção de acidentes;
- Proteção.
O investimento na Primeira Infância é a melhor maneira de reduzir as desigualdades, enfrentar a pobreza e construir uma sociedade com condições sociais e ambientais sustentáveis.
Capacitar os profissionais e qualificar o atendimento das gestantes e crianças de zero a seis anos nos serviços de educação infantil é uma das metas deste projeto, buscando também sensibilizar, conscientizar e mobilizar as comunidades locais para a importância da atenção à primeira infância.
Construindo um ambiente de relações estáveis, estimulantes e protetoras com cuidadores atentos e carinhosos, e construir um terreno sólido para uma vida de aprendizado efetivo.
Podemos definir a atenção à saúde e educação como um processo baseado na valorização de cada pessoa no seu contexto, ou seja, no seu lugar e no seu tempo.
Para cuidar melhor das crianças pequenas, é importante também que a comunidade esteja envolvida com os objetivos do projeto e, sobretudo, consciente do valor que os primeiros anos de vida têm para o desenvolvimento do indivíduo.
A comunicação é uma ferramenta para alcançar este objetivo. Por meio de estratégias simples, é possível fazer chegar aos diversos setores da sociedade o que é o projeto, quais benefícios ele traz à comunidade, qual seu público-alvo e de que maneira pode-se acessar os serviços por ele disponibilizados.
Um bom começo de vida, cuidados oportunos e relações positivas com vínculos seguros formam a base para um bom desenvolvimento individual e para a real mudança no mundo, contribuindo para uma verdadeira cultura de paz e bem-estar entre as pessoas.
Tendo o compromisso com o pleno desenvolvimento infantil, a Casa da Criança Meimei apropria-se dos princípios do Plano Municipal pela Primeira Infância de Campinas, sendo eles:
- A criança como indivíduo único e sujeito de direitos;
- Respeito à diversidade étnica, cultural, religiosa, de gênero e geográfica;
- A criança como um ser integral;
- A prioridade absoluta dos direitos da criança;
- A garantia da prioridade absoluta nos recursos, programas e ações para as crianças de zero a seis anos;
- Garantia de atenção da família, da sociedade e do Estado.
Portanto, objetivo principal do projeto consiste em sensibilizar e informar a comunidade sobre a importância em se investir em um atendimento integral e integrado as crianças de 0 a 6 anos; além de propor ações para os educadores da unidade educacional, faremos também ações com as famílias e com a comunidade.
Na educação infantil, o educar e o cuidar são indissociáveis, as crianças trazem vivencias e conhecimentos construídos em seu ambiente familiar e comunitário. Ao olharmos para o desenvolvimento infantil não podemos deixar de lado a importância de ampliarmos o universo de experiências, conhecimentos e habilidades das crianças diversificando e consolidando novas aprendizagens complementando a educação familiar.
Projeto: Ler, imaginar e sonhar…
Considerando o decreto municipal n° 21.355, de 26 de fevereiro de 20121, que institui o programa municipal de leitura e escrita, a Casa da Criança Meimei desenvolverá este projeto com o objetivo de implementar ações que possibilitem o acesso a leitura e escrita aos nossos alunos, familiares e comunidade.
A proposta desse projeto é democratizar o acesso aos livros e contribuir para a formação de sujeitos críticos e cidadãos mais participativos. Afinal, literatura é um direito inalienável.
Faz-se entanto necessário que a escola busque resgatar o valor da leitura, como ato de prazer e requisito para emancipação social e promoção da cidadania.
Sabemos que, do hábito de leitura dependem outros elos no processo de educação. Sem ler, o aluno não sabe pesquisar, resumir, resgatar a ideia principal do texto, analisar, criticar, julgar, posicionar-se.
O incentivo à leitura é fundamental na Educação Infantil, pois, despertado esse gosto, a criança se tornará um leitor ativo; sendo um bom leitor, estará inserida na sociedade, compreendendo-a.
Vivemos em um mundo letrado e livros são objetos cotidianos. As práticas leitoras e escritoras estão espalhadas por aí e são vistas pelas crianças o tempo todo: em placas de trânsito, anúncios de supermercado, jornais, revistas etc.
Desde que nascem, já estão inseridas em narrativas (quando a mãe conversa com elas, anuncia a hora do banho, pergunta se querem mamar, apresenta um acalanto…).
Por isso, garantir experiências literárias para os pequenos é uma forma de mediar a relação deles com livros e com as pessoas que os cercam. Além do mais, a leitura desde a infância auxilia no desenvolvimento da oralidade, revela para as crianças como a língua escrita é normalmente mais formal do que a língua falada, amplia o vocabulário e desperta a capacidade de imaginação e o encantamento pelo objeto.
Na Educação Infantil, quando o professor/leitor faz a leitura para os alunos, cada aluno compreende de forma diferente, pois cada um tem suas experiências e vivências e faz associações de acordo com elas. Em vista disso, é importante que o professor analise e escolha histórias que possam ter significados para seus alunos e que eles possam associá-la ao contexto em que vivem dentro e fora da escola, podendo fazer reflexões acerca da história e de suas vidas.
O objetivo também deste projeto será, além de incentivar a leitura para dentro da escola, incentivar a família a retirar livros emprestados na creche que ficaram dispostos em uma árvore literária no portão de entrada das crianças com diversos livros para todas as idades.
Projeto: “Ateliês na Primeira Infância”
O projeto “Ateliês na Primeira Infância”, em parceria com a Fundação FEAC, propõe investimento nos espaços da instituição e formação técnica dos educadores para que possamos potencializar o desenvolvimento de nossas crianças.
Buscamos uma proposta de trabalho que respeite a criança em suas peculiaridades, respeitando seu espaço de vivencias, suas vontades, aprendizagens e descobertas. Respeitamos o conhecimento e a cultura em meio às práticas sociais entre as crianças, suas famílias e os educadores. Nossas ações, buscam garantir as relações sociais e culturais da criança com a vida e com o mundo.
Este projeto propõe atividades de in loco com formadores contratados atuando diretamente junto aos educadores através de encontros formativos.
Pretendemos também, potencializar os nossos espaços com materiais diferenciados, mobílias adequadas, proporcionando ambientes acolhedores e atrativos para que as crianças possam explorar diferentes tipos de propostas, se sentindo bem em um espaço apropriado para as vivências proporcionadas.
Os ateliês expressam a dimensão estética como qualidade essencial do aprender e do brincar – fundamentais em qualquer ato de aprendizado e de construção do conhecimento. Estes momentos devem ser prazerosos, atraentes e divertidos.
O espaço físico é um elemento essencial da formação do pensamento, considerados como um lugar de pesquisas, experimentações e produção de conhecimento. Acreditamos que nosso papel é privilegiar ações onde elas possam ser protagonistas de seu conhecimento com possibilidades de criar, recriar, experimentar, descobrir, fazer pesquisas significativas para seu processo de aprendizagem.
Trabalharemos com o ateliê no apoio a formas estéticas e poéticas de conhecimento, promovendo experiências ricas e com materiais diversos em conjunto com as crianças observando, registrando, levantando hipóteses e oferecendo um espaço educativo que promova um tempo de aprendizagem e relações respeitando as particularidades das crianças e de suas infâncias.
Declaração de impacto pretendido.
Crianças se expressando e construindo relações colaborativas a partir da implementação de ateliês na escola, ampliando seu repertório e o desenvolvimento das múltiplas linguagens.